quinta-feira, 20 de maio de 2010

O business Certificação

O período de realização dos exames beta da linha do Microsoft .NET 4.0 findou junto com o mês de Abril. Evitei comentar sobre os exames, e nesse tempo houve até um pronunciamento de um empregado da Microsoft sobre o famoso NDA ao qual cada candidato se submete. Complicado, este NDA, pois não te dão uma cópia dele, e tu simplesmente aceito porque está interessado em prestar o exame. Em linhas gerais, o NDA diz que o candidato não pode comentar abertamente sobre o exame.

Naquele post surgiu um comentário que aborda o que tu podes responder. Veja uma adaptação livre:

Posso responder sobre...
  1. Quantas questões você viu sobre <assunto> em seu exame? Sim.
  2. Quantas questões têm no exame? Sim.
  3. Quanto tempo dura o exame? Sim.
  4. Que tu podes falar especificamente sobre o exame? Não.
  5. Posso postar ou compartilhar questões ipsis literis? Não.
  6. Como é prestar o exame? Sim.
  7. Como ele é pontuado? Não.
  8. Qual é o escore para passar? Sim e não.
É correto afirmar que não só a Microsoft, mas outras empresas de TI, utilizam-se de um NDA para resguardar o valor (no sentido de valor mesmo, e não preço) de suas linhas de certificação. Mas o esquema 'certificação' também é um business lucrativo, para quem prepara os candidatos e avaliam os candidatos. E ainda há o mercado paralelo, que oferta braindumps porque a procura existe. Estas partes que fornecem braindumps não tem vergonha nenhuma em liberar questões iguais aquelas que vemos nos exames live. Não tem graça nenhuma passar num exame com o gabarito decorado.

Mas paremos um minuto pra pensar porque existe esta oferta. Vamos excluir aqueles que prestam o exame por pressão da empresa ou para colocar a 32ª certificação no currículo. Vamos nos focar naqueles que prestam exame como consolidação de seus conhecimentos. Como eles podem adquirir o conhecimento coberto pelos exames? No Microsoft Learning encontramos o que o exame é, o perfil ao qual se destina o exame, as habilidades requeridas e até materiais de preparação quando possível. Isto é suficiente? Eu digo que a informação contida ali serve como um guia razoável para os assuntos cobertos pelo exame, quem estudar irá se tornar um profissional mais preparado naquela área específica. Mas mesmo assim, só prestando exame pra saber o que é, que tipo de preparação deve ser desenvolvida e o que focar. Na verdade, o "truque" pra passar nos exames TS é decorar mesmo a referência da tecnologia. Nós ficamos muito acostumados com as facilidades do IntelliSense e passamos a ser dependentes do recurso do Visual Studio. Não que isto seja ruim, pelo contrário, o objetivo é alcançar produtividade máxima.

Um dos exames que prestei foi o TS: Accessing Data with Microsoft .NET Framework 4. Na falta de um exame chamado ADO.NET, pra mim, este exame era só sobre ADO.NET. Não poderia estar equivocado, afinal na página está descrito: "This exam is designed to test the candidate's knowledge and skills on accessing data sources using ADO.NET and the .NET Framework.". Na hora do exame, vi que questões como configuração de IIS eram importantes. Checando na página do exame, IIS está explicitamente fora dos Skills measured. Acho até que IIS foi mais cobrado neste exame do que no outro que também fiz, o TS: Windows Communication Foundation Development with Microsoft .NET Framework 4. Pra ser coerente, estas questões não devem ser pontuadas. Por mim até podem ser consideradas porque acho que fui bem. Será que isso aconteceu devido às provas Beta? Na versão oficial serão removidas tais questões? Se prestar mais atenção ao nome do exame (Acessing data...), já temos muito mais orientação sobre assuntos cobertos, de certa forma. Mas por favor Microsoft, se vai cobrar uma coisa, deixe claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário