terça-feira, 13 de abril de 2010

En passant: System.Service.Web e .NET Framework profiles

Precisei adicionar uma referência ao assembly System.ServiceModel.Web.dll na minha service library recém criada. Estranhamente não aparecia na aba Recent, mesmo eu já a tendo adicionado a outra library na mesma solution. Tentei adicionar o caminho direto do assembly, mas fica um sinal de warning junto à referência. É a segunda vez que resolvo este problema, então estou escrevendo aqui o caso resolvido.

O .NET Framework possui agora o conceito de framework profile, basicamente é o framework especializado para atender um cenário, então agora temos full profile e o client profile. Por padrão o Visual Studio 2010 RC configura o projeto WCF Service Library para usar o .NET Framework 4 Client Profile. Este client profile obviamente é menor, então reduz tempo de distribuição.



Alguns recursos inclusos no client profile:

  • Windows Forms
  • WPF
  • WCF
  • EF
  • WF
  • MEF

Ficam de fora:

  • ASP.NET
  • System.ServiceModel.Web e outros tópicos avançados de WCF

Tem bastante coisa mesmo no client profile, talvez por causa disso passe despercebido. Eu precisei criar um serviço usando REST para resolver a questão de segurança de cross-domain com o Silverlight. Bastou mudar o Target framework para o .NET Framework 4 que então eu pude adicionar o assembly. Talvez isso seja assunto de outro post no futuro.

Links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário